MINISTÉRIO DA 

CULTURA

Apoio

Realização

Este projeto é selecionado

CANTOS SAGRADOS é a primeira edição de uma série que aborda as práticas religiosas através de cantos, danças, toques e rezas preservados entre os mais diversos tipos e vertentes de manifestações populares, que se mantém e se renovam entre comunidades tradicionais espalhadas por todo território brasileiro. Contemplado no edital Rumos Itaú Cultural 2015-2016, a ideia que deu formato este primeiro produto cultural, apresentado como série especial, que é também mais uma iniciativa de salvaguarda e difusão de manifestações das tradições populares brasileiras, tem como tema o Reinado de Congos de  Mogi das Cruzes, um aglomerado de grupos de Congada, Moçambique e Marujada, que se formou na região nos anos 50, hoje composto por 08 agremiações espalhadas em seis comunidades diferentes, uma das maiores concentrações do Estado de São Paulo. O box especial guarda em seu conteúdo: fonogramas, textos, fotos e documentário audiovisual. Veja abaixo todos os detalhes desta coleção. 

Apoio

BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DO REINADO DE CONGOS DE MOGI DAS CRUZES é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo professor historiador Odair de Paula. O autor aborda inicialmente, de forma resumida, os detalhes mais importantes sobre  os fatos históricos que contribuíram para o surgimento de crenças e práticas em torno da manifestação da Congada e suas variações, entre eles a Lenda de Nossa Senhora do Rosário. Os capítulos seguintes relatam a chegada dos trabalhadores vindos de famílias de congadeiros de Minas Gerais para trabalhar em zonas industriais de Mogi das Cruzes, e de como começou essa aproximação foi decisiva para o surgimento de cada grupo que hoje compõe este reinado. O livro é ilustrado por fotos de Danilo Duvilierz e acervos pessoais de vários dançantes de congada, além de matérias antigas sobre o tema. Foi diagramado por Thiago Panegassi e João Santo (Ocsso Design), com textos em português e inglês, traduzido por Iuri Gabriel Bonfim. A pesquisa teve a contribuição do mestre de moçambiqueiro Silvio Antônio.   

SOBRE O LIVRO

Documentário de 30 minutos mostrando o relato de quatro personagens congadeiros sobre suas práticas religiosas individuais e os conflitos que envolvem a manifestação da Congada, bem como as tradições católicas e as africanas presentes nos seus fazeres. O documentário foi filmado e editado por Elias Mingoni (Mandacaru Filmes) e vem anexo ao livro. O subtítulo A REZA NOSSA DE CADA UM foi sugerido pela produtora cultural e educadora Rita Bonfim, uma das grandes responsáveis pelo formato final deste projeto. 

TEASER OFICIAL https://www.youtube.com/watch?v=QiPmSRTPh_4&t=4s     

SOBRE O FILME

 Completando o box Cantos Sagrados, 08 discos CDs individuais foram produzidos, com cantigas autorais dos grupos que compõem o Reinado de Congos de Mogi das Cruzes, são eles: Congada Marujada de Nossa Senhora do Rosário, Congada de São Benedito de Cesar de Souza, Congada Batalhão de Nossa Senhora Aparecida, Congada de Santa Efigênia, Congada do Divino Espírito Santo, Congada de São Benedito do Santo Ângelo, Moçambique Capela Santa Cruz e Moçambique Jardim Santos Dumont I. Cada disco contém 10 faixas, que foram gravadas, mixadas e masterizadas por Sergio Basseti (Bas7 Áudio Solution), com assistência de Paulo Rodrigues e Caio Pinheiro. As gravações aconteceram no EMAM - Estúdio Municipal de Áudio e Música, por uma parceria proposta pelo Secretário de Cultura Mateus Sartori   

SOBRE OS DISCOS 

O projeto Cantos Sagrados foi pensado  e escrito pelo músico compositor e produtor cultural

Déo Miranda

NOTA DO PRODUTOR 

O projeto Cantos Sagrados foi pensado e escrito para ser uma Série, objetivando a criação de produtos culturais mais completos sobre uma determinada expressão tradicional, agregando dados sobre saberes, fazeres, regiões, comunidades, origens, etc, tudo reunido em um único produto cultural. A ideia visa unificar várias linguagens de registros para repassar o máximo de informações possíveis a quem possuir um desses exemplares. 

O Reinado de Congos de Mogi das Cruzes, tema da primeira edição desta Série que acaba de ser criada é um aglomerado de grupos tradicionais com os quais mantenho relação estreita de parceria desde a criação da Casa do Congado em 2009, e onde grandes iniciativas foram postas em prática nesses 08 anos de existência. Diante desse fato, a responsabilidade de produzir algo tão complexo foi o maior dos desafios, sendo necessário montar várias frentes de trabalho com diferentes profissionais, e ao mesmo tempo atuar diretamente em todas elas: direção artística, direção musical, roteiro, narrativa, design gráfico entre outras atividades.

Tudo isso só foi possível graças ao empenho dos diversos parceiros que participaram da construção de todo esse processo, emprestando seus conhecimentos, profissionalismo, recursos físicos e muita boa vontade em participar. Fica o sentimento de enorme satisfação e o desejo de que cada vez mais produtos como este sejam produzidos e espalhados por todos os cantos, e que isso contribua de forma consistente para a salvaguarda das tradições populares brasileiras. DÉO MIRANDA      

REGISTRO FOTOGRÁFICO - LANÇAMENTO - 28/10/2017 - Fotos de DANILO DUVILIERZ

REGISTRO FOTOGRÁFICO - GRAVAÇÕES: DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2016 - 2017